quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quantas pessoas saíram da linha de pobreza com os Programas Sociais de FHC?



Volta e meia me deparo com afirmações do tipo:

"O Lula copiou os programas sociais do FHC".

E eu me pergunto:

Se copiou mesmo como eles afirmam porque no governo do FHC a desigualdade social aumentou enquanto no governo Lula ela cai a patamares nunca vistos?

Pode parecer simplista e é, mas o fato é que o governo FHC não comemorou uma vez sequer a retirada de um único brasileiro da linha da extrema pobreza.

Pelo contrario, com o arrocho, a recessão, o desemprego provocado pelas políticas econômicas e sociais do seu governo, FHC "incluiu" muitos brasileiros nesta linha.

Não preciso fazer analise sociológica, nem econômica  muito menos ficar elaborando teses e mais teses pra "ver" este fato.

Mas aí, os mesmos que dizem que os programas sociais de Lula são cópias das do FHC, mudam o discurso.

Ao invés de programas sociais é o modelo econômico que é cópia e começam, a mesma ladainha.

"Lula copiou a política econômica de FHC".

E eu me pergunto novamente:

Peralá! Se a política econômica é a mesma, porque o Brasil naquela época quebrava quando tinha uma crise la no México ou na Conchichina, e hoje, com uma crise econômica abalando os Estados Unidos e os países da Europa o Brasil não quebra, pelo contrario. 

Também não é necessário elaborar teses mirabolantes pra ver que o Brasil ta gerando emprego, que houve aumento real no salário do trabalhador, que estamos tendo avanços significativos no combate a miséria, enfim, a crise - agora no centro econômico mundial, não na periferia como na época do FHC - não só não atinge o Brasil como antes, como nós servimos de exemplo pra muitos países de como sair dela.

A reação deles, após estas simples analises - e depois de babar muito - é dizer que os números apresentados são falsos,

E eu mostro as analises de Organismos Mundiais como a ONU, o PNUD, etc, que comprovam a veracidade dos dados apresentados.

Eles mudam de discurso novamente, e começam, a falar mau dos programas sociais - que segundo eles são cópias dos programas de FHC - e decretam que financiar casas pra famílias carentes é esmola, Bolsa Família alem de esmola é eleitoreiro, Prouni privilegia  quem não tem capacidade de entrar na faculdade por seus méritos, cotas incentiva o racismo[sic], que o governo do PT usa nosso dinheiro de impostos pra sustentar vagabundos e demais "argumentos" do mesmo naipe.

E eu me pergunto mais uma vez:

Antes, os governos usavam nosso rico dinheirinho dos impostos - nosso porque eu também pago estes impostos - pra financiar banqueiros irresponsáveis, pra emprestar (e nunca receber) pra grandes empresários etc e tal não tinha problema e hoje, que parte destes impostos são utilizados pra tirar pessoas da extrema pobreza, é sustentar vagabundos...

E tasco:

Ou vocês fazem parte daqueles que "perderam" os privilégios ou são um bando de imbecis que querem dar dinheiro pros ricos e acham que investir no social é contribuir com a vagabundagem?

Eu cá comigo creio que numa destas duas afirmações os "anti" se enquadram... E infelizmente, a maioria é na segunda opção! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário