quarta-feira, 13 de março de 2013

Parlamentares Petistas indagam: “Eles querem recuperar a Petrobras, para quem?!”


no portal do PT



“Eles conseguiram a façanha de, literalmente, afundar uma plataforma da Petrobras, a P-36, que hoje está no fundo do mar graças à ‘competência e a boa gestão deles' à frente da empresa"

Os deputados Fernando Ferro (PT-PE),Luiz Alberto (PT-BA) e Sibá Machado (PT-AC) rechaçaram as críticas realizadas em seminário do PSDB, realizado nesta terça-feira (12), sobre a forma como a Petrobras vem sendo administrada nos últimos dez anos de governo petista. Segundo os parlamentares, falta “condição moral” aos tucanos para fazerem qualquer reparo à condução da estatal.

Segundo os petistas, diferentemente do que ocorreu nos oitos anos “de desgoverno tucano”, os números da empresa na comparação com aquela época “são muito positivos”. Já sobre o título do seminário promovido pelo partido oposicionista, “Recuperar a Petrobras é o nosso desafio”, os petistas fizeram a seguinte afirmação: “Eles querem recuperar a Petrobras, para quem?!”, indagaram.

De acordo com Fernando Ferro, a defesa agora apaixonada dos tucanos em favor da Petrobras “só pode ser remorso”. “No governo tucano de FHC eles tentaram privatizar a empresa de todas as maneiras para entregá-la ao capital estrangeiro. Inclusive, tentaram trocar o nome da empresa para Petrobrax, para facilitar a pronúncia lá fora”, lembrou.

Na mesma linha, Luiz Alberto disse que os tucanos querem mesmo é “resgatar a Petrobras para eles, os privatistas, para depois repassá-la ao controle do capital internacional”, afirmou. Segundo o deputado, nos governos petistas a empresa fez exatamente o contrário. Retomou o controle da produção do petróleo como operadora única, e com participação mínima de 30% em todos os contratos nas novas licitações do pré-sal.

Em plenário, o deputado Sibá Machado, 1º vice-líder da bancada do PT, declarou que o PT não teme entrar no debate sobre a Petrobras. “Para mostrar o que é uma Petrobras, hoje uma das cinco maiores empresas do mundo e uma das maiores do nosso País”, disse.

P-36

Os petistas foram unânimes em apontar o ponto alto da gestão tucana à frente da empresa. “Eles conseguiram a façanha de, literalmente, afundar uma plataforma da Petrobras, a P-36, que hoje está no fundo do mar graças à ‘competência e a boa gestão deles’ à frente da empresa”, acusou Luiz Alberto. “Isso demonstra que o discurso dos tucanos é uma falácia, uma mentira”, acrescentou Fernando Ferro.

No dia 15 março de 2001, a então maior plataforma petrolífera do mundo afundou após várias explosões, causando um prejuízo estimado em mais de US$ 300 milhões e causando 11 mortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário